“Paisagem e análise geossistêmica” será o assunto da Conferência de Encerramento



O professor responsável pela conferência de encerramento do V Encontro Paraibano de Geografia que será no dia 31/10 é Antônio Carlos de Barros Correa, docente e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco e atuante na área de Geociências com ênfase em Geomorfologia, adentrando nas áreas de: geomorfologia do quaternário, geomorfologia do semiárido do Nordeste do Brasil, geomorfologia histórica e estrutural, aplicação de índices morfométricos na análise geomorfológica e análise geossistêmica.
Ele é graduado pela UFPE e possui mestrado pela mesma instituição, doutorado e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, além de experiências de intercâmbio e sanduíche durante a formação acadêmica. É vice-presidente da União da Geomorfologia Brasileira e líder do Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste Brasileiro.
 A discussão do professor Antonio Carlos Correa está programada para às 19 h da quarta-feira com a temática “Paisagem e análise geossistêmica: algumas aplicações no NE do Brasil”.












Conheça um pouco do conferencista de Abertura do V Epageo



Ele é um dos nomes mais fortes da Geografia da atualidade e estará como conferencista de abertura do V Epageo, o prof. Dr. Ruy Moreira, trabalha com o processo sociedade/natureza/espaço pelo viés epistemológico e de (re)estruturação espacial. E está com a tarefa de contribuir na socialização da temática central do Encontro que envolve “Geografia, Interdisciplinaridade, Saberes Múltiplos”.
Atualmente, ele é professor visitante da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e adjunto II pela Universidade Federal Fluminense. Possui doutorado pela Universidade de São Paulo, mestrado pela UFRJ e graduação pela mesma instituição. Suas linhas de atuação centram-se na Geografia Humana, Urbana e Econômica.
Pela primeira vez ele abrirá o Encontro Paraibano de Geografia. A conferência de abertura será na noite do dia 29 de outubro às 19h no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, UFCG.

Fonte: Plataforma Lattes